26/08/2022 - Doze tartarugas-verdes foram resgatadas de redes de emalhe no mês de julho ↓
Desde setembro de 2021, a Fundação Projeto Tamar, com apoio da empresa Gás Natural do Açu (GNA), realiza um trabalho com os pescadores do norte do Rio de Janeiro. Uma das ações foi direcionada a sensibilizar e buscar a colaboração daqueles que utilizam redes de emalhe costeira. Para isso, nossa equipe passou a abordar esses pescadores nas praias e conversar sobre temas como: captura incidental, pesca responsável, técnicas para reanimar tartarugas afogadas, ciclo de vida delas, entre outros.
Foram mais de 100 pescadores entrevistados e, com o início dessa aproximação, começamos a receber comunicados de desova e encalhes, mas nenhuma ocorrência de um animal vivo capturado nas redes de emalhe. Até que, no mês de julho, doze tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram resgatadas nesse tipo de pesca. Todas ainda eram juvenis e puderam retornar ao mar após serem avaliadas, registradas e marcadas.
Além desse trabalho, a Fundação Projeto Tamar, também em parceria com a GNA, RPPN Fazenda Caruara e colônias de pesca de Farol de São Tomé, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, promoveu esse ano três cursos sobre montagem do TED. Sigla em inglês para “Turtle Excluder Device”, ou dispositivo exclusor de tartarugas. Esse dispositivo é utilizado para evitar a captura incidental de tartarugas marinhas por barcos de arrasto de camarão.
Conduzidos pela pesquisadora Dra. Dérien Vernetti, especialista no assunto, e pelo coordenador do Programa Interação Tartarugas x Pesca da Fundação Projeto Tamar, M.Sc Bruno Giffoni, os cursos foram totalmente práticos e os TEDs montados ficaram disponíveis nas colônias de pesca para que pescadores e público em geral possam conhecer o dispositivo.
Através de ações como essas, informamos e transformamos as comunidades locais em agentes de proteção. Assim, uma relação de confiança fundamental para a conservação marinha também é construída.
Estudo avalia capacidade das tartarugas de adaptação às mudanças climáticas.
Uma tartaruga gigante nas Terras das Olivas: o fascinante museu do Tamar em Aracaju
Guias de Turismo com olhares para as tartarugas marinhas em Ubatuba!
No mês das crianças, que tal chegar juntinho das tartarugas marinhas?
Estudo investiga a diversidade genética das tartarugas-oliva ao longo da costa do Brasil.
E tem início o período do ano mais esperado por nós... É tempo de desova!!!!
Férias no Projeto Tamar é garantia de diversão, aprendizado e conservação marinha
Termina a 43ª Temporada Reprodutiva das tartarugas marinhas.